Banners

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como se dar bem como Estagiário e se manter na empresa


Um grande receio de quem está no final da faculdade é passar de estudante para desempregado da noite para o dia. Nada mais normal, afinal o sonho de quem entra na faculdade é sair de lá trabalhando em uma grande empresa ou montar seu próprio negócio. Durante o período do curso é normal o contato com empresas do mercado de trabalho, o famoso estágio. O curioso é como algumas pessoas não enxergam esses trabalhos como uma oportunidade de emprego “pós formatura”.
O que muitas vezes acontece é a falta de relacionamento entre empresa e estagiário, são muitas as criticas que ambos fazem um contra o outro, mas não é esse o assunto que pretendo abordar, mas sim refletir um pouco sobre como melhorar esse relacionamento resultando em beneficio para ambos os lados, ou seja, a contratação do estagiário no final da faculdade e adesão de um funcionário treinado pela empresa, sem necessidade de investimento em outro estagiário que dali a seis meses vai sair do negócio.
Ouso dizer que o relacionamento é talvez a principal “arma” para se manter em um negócio, mais até do que as habilidades técnicas e conhecimentos teóricos. É claro que se você não souber executar a tarefa para a qual foi designado você não se firmará na empresa, mas imagine o quanto ter um bom relacionamento é fundamental para o convívio com as pessoas. Sendo agradável e solicito torna você uma pessoa bem vista e assim alguém que se quer por perto.
Pense no exemplo de uma loja de roupas, da qual você é o gerente; ter um funcionário que mantém um bom ambiente, procurando ajudar a você e seus companheiros e mais do que isso atendendo bem seus clientes, esse provavelmente é um funcionário que tem mais chance de se manter no emprego do que aquele que é exatamente o oposto, mesmo que atenda os clientes de maneira similar.
O importante, entretanto, é fazer o que se gosta, esse é o principal fator para que você se empenhe a fazer um trabalho criterioso e manter um bom relacionamento, por isso fica a dica de pesquisar uma empresa no setor em que você tem mais interesse, desenvolver um estágio completo (mesmo com todas as dificuldades que um estagiário enfrenta) e pensar que essa pode ser a oportunidade de você sair contratado da faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário